LLE 2024: Lingua(gens), léxico e ensino: diálogos e interfaces |
Website | https://portalpadrao.ufma.br |
Submission link | https://easychair.org/conferences/?conf=lle20240 |
Chamada para publicação de textos (capítulos) sobre os temas Língua(gens), léxico e ensino: diálogo e interfaces.
O Programa de Pós-Graduação em Letras de São Luís - PGLetras, da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Tradução, da Pontificia Universidad Católica de Chile, torna pública a chamada para envio de capítulos para comporem o livro intitulado Língua(gens), léxico e ensino: diálogo e interfaces. O livro será publicado em formato eletrônico (E-book), com capítulos de qualidade reconhecida por pares, selecionados em sistema de avaliação duplo-cego realizado por comissão organizadora.
DIRETRIZES PARA AUTORES
Objetivo
Esta chamada tem o objetivo de selecionar capítulos resultantes de estudos e pesquisas realizados no âmbito da pós-graduação sobre os temas: Língua(gens), léxico e ensino: diálogo e interfaces.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Serão recebidos trabalhos de autoria de doutores ou de doutores em coautoria com doutores ou, ainda, de doutores com mestres egressos, doutorandos e mestrandos sob sua orientação em Programas de pós-graduação de IES brasileiras e estrangeiras.
Os arquivos para submissão devem ser enviados em formato Microsoft Word (doc.).
O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
INFORMAÇÕES GERAIS
Cada artigo deverá ser identificado com o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) e enviado via https://easychair.org/conferences/?conf=lle20240 pelo autor ou por um dos autores, nos termos desta Chamada, até às 23h59min do dia 17 de novembro de 2024.
O artigo poderá ser apresentado em coautoria com orientador, em casos de pós-graduandos, limitada a três autores e ou individual de professores pesquisadores com titulação mínima de doutor.
Deve ser formatado considerando os limites 12 a 15 páginas, incluindo as referências, e estar em formato doc. (Microsoft Word). A critério do Conselho Editorial e considerando a justificativa apresentada pelos autores, eventuais trabalhos em coautoria superior a três autores ou maior/menor extensão poderão ser excepcionalmente admitidos.
O capítulo poderá ser redigido em português, espanhol, inglês e francês.
O cumprimento das normas de publicação é de responsabilidade do autor. Os capítulos que não estiverem completamente em acordo com as regras deste edital serão recusados.
REGRAS DE FORMATAÇÃO
- Configuração da página: formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, cabeçalho e rodapé de 1,25 cm;
- Fonte Times New Roman, cor preta, tamanho 12, para o texto com espaçamento de 1,5 cm entre linhas, e tamanho 10 com espaçamento simples entre linhas para citação direta longa, notas de rodapé, legendas, fontes das ilustrações;
- Parágrafos com recuo de 1,25 cm e sem espaçamento entre eles;
- Títulos das seções e subseções alinhados à esquerda, obedecendo à numeração progressiva em algarismo arábico, separando-se a numeração do título da seção ou subseção apenas por um espaço. Títulos das seções no tamanho da fonte 12, em maiúsculo e em negrito. Títulos das subseções no tamanho da fonte 12, com apenas a primeira letra em maiúsculo e em negrito. Entre os títulos das seções e subseções e o texto, espaço de linha em branco de 1,5cm; e, entre o texto e o título seguinte, o espaço de 1,5cm.
ESTRUTURA
- A estrutura do capítulo é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, conforme NBR 6022, de 2018;
- São elementos pré-textuais exigidos por cada obra deste projeto editorial: título no idioma do texto; resumo e palavras-chave no idioma do texto;
- O título do capítulo e o subtítulo (se houver) no idioma do documento devem figurar na página de abertura do capítulo, separados por dois pontos, em tamanho 12, em letras maiúsculas e em negrito, e seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es), em fonte Times New Roman, alinhado à direita, abaixo do título e sem destaque; c) instituição à qual o(s) autor(es) está(ão) vinculado(s) e respectivos e-mails – em nota de rodapé vinculada ao nome do(s) autor(es).
- O resumo no idioma do texto e em língua estrangeira, em parágrafo único e com o máximo de 200 palavras, deve conter: o campo de estudo, método, objetivo, resultado e conclusão/considerações finais, com a palavra “Resumo:” em negrito, com apenas a primeira letra em fonte maiúscula, separada do texto por dois pontos. As palavras-chave no idioma do texto devem figurar logo abaixo do resumo, separadas por um espaço de 1,5 cm, antecedidas da expressão “Palavras-chave:” em negrito, somente com a primeira letra em fonte maiúscula. As palavras-chave são separadas entre si por ponto e vírgula, e finalizadas por ponto. Esse resumo e suas palavras-chave, precedidos apenas pelo título, devem ser encaminhados em separado, em página anterior à de abertura do capítulo;
- Os elementos textuais constituem-se de introdução, desenvolvimento e considerações finais. A nomenclatura dos títulos das seções e subseções do desenvolvimento fica a critério do autor.
- As referências efetivamente utilizadas devem aparecer ao final do texto em ordem alfabética, conforme regras estabelecidas pela NBR 6023, de 2022.
REGRAS GERAIS SOBRE CITAÇÕES E REFERÊNCIAS
Sistema de chamada no corpo do texto: modelo autor/data.
- É admitido o uso de notas de rodapé apenas na modalidade explicativa e com parcimônia;
- A citação direta curta, com até três linhas, é inserida na sequência do texto entre aspas duplas e sem quaisquer outros destaques;
- A citação direta longa, com mais de três linhas, é apresentada com recuo de 4 cm da margem esquerda, tamanho da fonte 10, espaçamento entre linhas simples, sem aspas e quaisquer outros destaques;
- As referências devem ser elaboradas em espaçamento simples, alinhadas à margem esquerda, separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples;
- Adota-se a utilização do negrito para o destaque do elemento título nas referências;
- As demais regras de metodologia e normalização a serem seguidas, incluindo-se os modelos para referências e citações, são os indicados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (https://www.normasabnt.org/normas-abnt-2022/ )
- NBR 10520:2002 – Apresentação de citações em documentos;
- NBR 6023:2018 – Organização de referências;
- NBR 6027:2002 – Sumários;
- NBR 6028:1990 – Elaboração de resumos.
- É responsabilidade exclusiva do autor indicar corretamente a titulação e o vínculo de todos os autores com suas instituições, bem como a adequação do manuscrito com as regras formais desta Chamada e correção rigorosa do texto na língua formal do idioma escolhido.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS
Auditagem preliminar
A Equipe Editorial poderá rejeitar, de forma sumária, os artigos que não atenderem às regras editoriais relativas ao número de coautores, titulação, regras formais, adequação do tema ao propósito e foco desta Chamada.
Os pareceristas devem examinar, entre outros critérios, tanto inovação e impacto, quanto relevância do trabalho.
Considera-se trabalho inovador aquele que apresenta:
- originalidade na formulação do problema de investigação, caráter inovador do objeto, da formulação teórica e da metodologia adotada, bem como contribuição renovadora para o campo do conhecimento, para aplicações técnicas ou sociais;
- originalidade na formulação do problema de investigação; caráter inovador da abordagem ou dos métodos adotados; contribuição inovadora para o campo do conhecimento ou para aplicações técnicas.
Considera-se trabalho relevante aquele que apresenta:
- consistência teórica e crítica, coerência e integração dos conceitos e da terminologia utilizada;
- contribuição para o desenvolvimento científico da área;
- contribuição para a resolução de problemas nacionais e regionais (América Latina) relevantes;
- atualidade da temática;
- clareza e objetividade do conteúdo no que se refere à proposição, exposição e desenvolvimento dos temas tratados;
- rigor científico (estrutura teórica);
- precisão de conceitos, terminologia e informações;
- senso crítico no exame do material estudado;
- bibliografia que denote amplo domínio de conhecimento;
- qualidade das ilustrações, linguagem e estilo.
No caso de dois pareceres discordantes sobre a publicação, a decisão será realizada pela Comissão, que fará a comunicação fundamentada ao autor das razões da rejeição, quando esse for o caso.
BOAS PRÁTICAS E COMPLIANCE EDITORIAL
Compliance Editorial
O Conselho Editorial poderá, verificando a existência de irregularidades decorrentes da má-conduta de autores ou pareceristas, rever seus atos, excluindo inclusive artigos já publicados, com a devida notificação aos autores.
Considera-se má-conduta acadêmica:
- Desrespeito às normas gerais que definem o plágio;
- A inclusão de nomes como autores de pessoas que não contribuíram diretamente no manuscrito, inclusive quando a coautoria for entre docentes e discentes;
- Desrespeito às normas éticas para a pesquisa sobre seres humanos;
- A ausência de indicação prévia de possíveis conflitos de interesses com membros do conselho editorial ou corpo de pareceristas;
- A omissão de equipes de pesquisa que colaboraram para o desenvolvimento de teses presentes no manuscrito; ou de recebimento de fomento de agências nacionais ou internacionais; ou de desenvolvimento de ideias anteriormente vinculadas a atividades profissionais das carreiras jurídicas, como consultorias, peças processuais, decisões, pareceres pagos para outros fins;
- A emissão de parecer que encubra razões ideológicas, políticas ou pessoais sobre temas abordados no manuscrito.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
O envio do artigo e a seleção para publicação implica a cessão de direitos autorais aos organizadores da coletânea (livro) com fins de publicação.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados pelos autores serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
RESUMO DE NORMAS:
-
Citação com até três linhas: deve estar entre aspas duplas no corpo do texto;
-
Citação com mais de três linhas: deve ser formatada com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entrelinhas simples e sem aspas; deve também ser aplicado espaçamento simples entre a citação e os parágrafos antecedente e subsequente;
-
Citações em língua estrangeira: deve ser informada a tradução a ela correspondente para a língua portuguesa em nota de rodapé, sempre que forem utilizadas citações em língua estrangeira;
-
Citação no interior da citação: devem ser utilizadas as aspas simples;
-
Supressões nas citações: devem ser indicadas por reticências entre colchetes “[…]”;
-
Interpolações ou comentários: devem vir entre colchetes “[ ]”;
-
Ênfase em trechos da citação: deve ser utilizada a expressão “grifo nosso” após a chamada da citação ou “grifo do autor”, caso o destaque faça parte da obra consultada;
-
Indicação da citação no texto: deve usado o sistema de chamada autor-ano-página;
-
Indicação de referências: devem ser informadas todas as referências efetivamente citadas no texto, após a conclusão, na seção REFERÊNCIAS;
-
Limite de capítulos: será aceito APENAS um artigo por autor.
MODELOS PARA AS REFERÊNCIAS
Exemplo 1:
PRADO JUNIOR, Bento. Erro, ilusão, loucura: ensaios. São Paulo: Ed. 34, 2004.
Exemplo 2 (com tradução):
SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano: uma resposta à carta de Heidegger sobre humanismo. Tradução de José O. de A. Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
Exemplo 3 (com tradução, parte e número da edição):
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo (Parte I). Tradução de Márcia S. C. Schuback. 13 ed. Vozes, 2004.
Exemplo 4 (com até 3 autores):
DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: Beyond Structuralism and Hermeneutics. Chicago: University of Chicago Press, 1983.
Exemplo 5 (com mais de três autores e organizador):
AGUIAR, Flávio et al. O olhar. Organização de Adauto Novaes. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Comissão Organizadora
-
Profa. Dra. Georgiana Márcia Oliveira Santos
-
Profa. Dra. Luciana Pissolato
-
Profa. Dra. Theciana Silva Silveira
Publicação
A publicação será em formato e-book, pela UFMA.
Contato
Profa. Dra. Georgiana Márcia Oliveira Santos - theciana.silveira@ufma.br
Profa. Dra. Luciana Pissolato - lupissolato@uc.cl
Profa. Dra. Theciana Silva Silveira - georgiana.marcia@ufma.br